sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

66 anos de saudades do professor

Em 30 de janeiro de 1949, morre Paulo Benjamin de Oliveira. Um ataque cardíaco tira de cena “Paulo para sempre da Portela”! 

Depois de ser lindamente homenageado no circo Teatro São Jorge de seus amigos Zé e Zilda, Paulo, após forte emoção, volta para casa e falece ao lado de sua companheira Maria Elisa, que não permite que seu corpo seja velado na quadra da Portela, apesar de seu amigo Alvaiade ter revelado que na véspera Paulo havia lhe dito que voltaria à Portela. 

Foto do enterro de Paulo da Portela. Fonte: http://raizdosambaemfoco.wordpress.com/2013/02/05/paulo-da-portela-professor-do-samba-parte-3/. 

Não foi possível organizar um “Gurufim”, o tradicional velório dos pobres, feito em casa, animado por brincadeiras, cachaça, comida e café. A morte de Paulo provocou uma grande comoção pública, seguida de um grande alvoroço causado pela enorme concentração de pessoas que se dirigiram à sua residência. Todos lamentavam profundamente a perda do grande líder, o grande representante que tanto lutou e perseverou para transformar a realidade de sua gente. 

Autoridades, agremiações carnavalescas e personalidades manifestaram seu luto e suas homenagens. 

O comércio de Madureira fechou e o enterro reuniu em torno de 15.000 pessoas que foram caminhando e acompanhando Paulo em sua despedida até o cemitério de Irajá.

Maria Valéria - historiadora 

Nenhum comentário:

Postar um comentário