Direção Teatral


Aduni Benton é atriz, produtora e diretora de artes cênicas.
Pós-Graduada em História da África e o Negro no Brasil, pela Universidade Cândido Mendes.
Bacharel em Artes Cênicas - Direção Teatral  e Interpretação pela UNI-RIO.
Formada em Interpretação pela Escola de Teatro Martins Pena. 
Bailarina de Dança Contemporânea pela escola de Dança Angel Vianna.

Em 1996, criou a Cia. É Tudo Cena!, influenciada pela pesquisa do Teatro Experimental do Negro, de Abdias Nascimento. Dirigiu 13 peças, sendo a principal a Mitologia dos Deuses Africanos - Orixás, de Luiz Motta, que estreou no Teatro João Caetano, com a atriz Léa Garcia e ficando 4 anos em cartaz,  onde foi assistida por quase 12 mil pessoas.

Há mais de 20 anos em cena, participou de 27 espetáculos teatrais, 6 leituras dramatizadas, 3 espetáculos internacionais, sendo estes 3 italianos (2 balés e 1 teatro), 1 novela e 1 minissérie, e co-dirigiu um show. Por 2 anos participou do Júri da FETAERJ. Trabalhou com importantes diretores como: Renato Icarahy, Antônio Mercado, Luiz Arthur Nunes, Antônio Abujanra e com os italianos Pino di Buduo do Teatro Potlach e Roberto Bacci de Pontedera.

Recebeu 3 Moções de Louvor e Reconhecimento, 2 pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro e 1 pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.  
  
Também ministrou aulas de teatro no Centro Cultural Cartola, na Mangueira, Rio de Janeiro, e diversos outros Workshops, inclusive coma temática da cultura negra.

Produtora do Coral de músicas sacras do Ilê Axé Omim, que estreou no Centro Cultural da Justiça Federal, em junho de 2006, no Rio de Janeiro.



Um comentário:

  1. Parabéns equipe de produção pelo excelente trabalho. Valeu Marcos Ciccone! Afrobeijos.

    ResponderExcluir